"Encontro com as Universidades - O Saber e as Ações de Defesa Civil" foi o tema do evento, promovido pela Codesal, na tarde desta quarta-feira (10), no auditório do Teatro Gregório de Mattos, quando foram apresentados o o painel "Universidade x Defesa Civil x Desenvolvimento Urbano" e os trabalhos resultantes do Convênio de Cooperação Técnica e Científica, celebrado em novembro de 2017,  entre a Prefeitura de Salvador e as Instituições de Ensino Superior (IES) Área I, Ruy Barbosa, UCSal, Unifacs, Unijorge e Uninassau.

As IESs vêm atuando, por meio de competência acadêmica, em áreas de ocupação precária, caracterizadas por situação de risco, cabendo à Codesal o apoio necessário à consecução dos objetivos do acordo com o apoio das Prefeituras-Bairros.

Ao abrir o evento, o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, agradeceu o “empenho das instituições no esforço de criar mecanismos de aprovação rápida e que assegurem projetos elaborados para atender a famílias de baixa renda de Salvador e também às Prefeituras-Bairro ao oferecerem apoio logístico a alunos e professores”, acrescentando que “todos esses avanços se tornaram possível graças ao apoio do prefeito ACM Neto que  decidiu investir na requalificação da Codesal, buscando tornar Salvador uma cidade mais preparada para enfrentar os períodos de chuva.”

RESILIÊNCIA

O secretário da Secis, André Fraga agradeceu à colaboração das IESs com a Defesa Civil e lembrou que, quando atual gestão municipal decidiu investir na Defesa Civil, com o objetivo de fazer de Salvador uma cidade mais preparada para enfrentar os transtornos climáticos, “seguiu uma rota diferente do Rio de Janeiro”, cidade que tem sofrido com os efeitos de temporais.  “Adotamos a estratégia de resiliência, considerando as alterações dos padrões do clima, fazendo com que nossa cidade possa responder rapidamente a estes desafios”, disse.

Falando em nome das instituições participantes, o chanceler da Unifacs, Manoel Barros, destacou que toda ação universitária deve priorizar o desejo de trabalhar pelo desenvolvimento da Bahia e Salvador. “Este sentimento instalado na vida universitária resulta em cidadão melhores e mais conscientes”. Em seguida, pediu uma salva de palmas pelo “trabalho que tem sido realizado pelo prefeito ACM Neto”.

A diretora geral da prefeituras-bairro, Ana Paula Mattos, por sua vez, ao falar no painel "Universidade x Defesa Civil x Desenvolvimento Urbano", conclamou os alunos a se envolverem na vida real das comunidades pobres de modo a “entender as necessidades dessas pessoas e encontrar soluções que possibilitem a elaboração de projetos eficazes”. Participaram das discussões, a presidente do CAU-BA, Gilcinéia Barbosa, a coordenadora de Engenharia Pública do CREA, Jamile Nogueira e pela Secis, Adriana Campelo.

PROJETOS

Em seguida foram apresentados os projetos das instituições UniRuy, UCSal, Unifacs, Unijorge e Uninassau desenvolvidos entre 2017 a 2019. Alunos dos cursos de Arquitetura, Engenharia e Serviço Social da Unifacs auxiliam a Defesa Civil na concretização do Plano de Contingência do Centro Histórico de Salvador, sob a jurisdição da Prefeitura-Bairro Centro-Brotas, e apresentação de projetos de Centro de Reuso e edifício multifuncional, na área do Comércio. A UnyRuy apresentou projetos de intervenção urbana a exemplo de hortas comunitárias, contenção de encostas, drenagem natural, entre outros, na comunidade de Vila Tiradentes.

Estudantes da Universidade Católica de Salvador (UCSal) atuam em projetos destinados aos Trabalhos de Conclusão de Curso de Engenharia, realizados no bairro de Cassange (Prefeitura-Bairro Itapoã), dentro do convênio de cooperação. Foram apresentados projetos de instalação de usina de energia solar fotovoltaica na creche Primeiro Passo, de eficientização de iluminação na Escola Raimundo Lemas Santana e sobre o uso de espectrorradiômetro para classificação da pavimentação e análise de patologias.

A parceria com a Unijorge se sustentou no desenvolvimento habitacional, urbano e ambiental na comunidade de Novo Horizonte (Prefeitura-Bairro Cabula-Tancredo Neves) onde desenvolve suas atividades com o objetivo de prevenir desastres naturais e prover assistência às famílias de baixa renda. Alunos da Uninassau desenvolveram projetos na área de avaliação de risco nas comunidades de Moscou I e II, no bairro de Castelo Branco.

BANCO DE DADOS

O encontro foi encerrado pela coodenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais, que apresentou um novo e inovador projeto da Defesa Civil: um banco de dados batizado de MAPA (Mapeamento e Projeto para Áreas de Risco) que moderniza a formatação de informações geoespaciais geradas pelas equipes do órgão.

.