O diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Francisco de Assis Diniz, e o chefe do 4º Distrito de Meteorologia (Disme) do Inmet, Itajacy Diniz Garrido, visitaram a sede da Defesa Civil de Salvador, nesta quinta-feira (18/04), sendo recebido pelo diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

A visita teve como objetivo a criação de um protocolo para aperfeiçoar a integração das informações climáticas geradas pelos dois órgãos. Na oportunidade, o diretor do Inmet conheceu as inovações introduzidas na Codesal e, em especial, o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec), que utiliza moderna tecnologia de análise de risco climático.

Diniz, que elogiou os investimentos feitos na modernização da Defesa Civil, afirmou que o principal objetivo do encontro foi propor "uma melhor integração entre as informações climáticas produzidas pelo Inmet e pelo Cemadec da Codesal, por meio do monitoramento do tempo severo no município de Salvador, visando produzir alertas e reduzir situações de risco".

“Certamente poderemos partilhar experiências mútuas e atuar colaborativamente para prever e disseminar alertas climatológicos de forma eficiente, visando minimizar a vulnerabilidade e os riscos de desastres”, disse o diretor Sosthenes Macêdo.

O diretor do Inmet é meteorologista do Instituto, desde 1983. É especialista nas áreas de tempo, clima e suas variações com aplicações nas atividades de: produção agrícola, planejamento em defesa civil, saúde ambiental, setor de café, divulgação na mídia e diversas atividades da vida humana. Tem ministrado palestras sobre tempo, variabilidade e mudança do clima.

Estiveram presentes ao encontro o coordenador de Ações de Contingencia, Francisco Costa Junior, o subcoordenador de Análise do Clima e Sistema de Alerta, Ricardo Rodrigues, a chefe do Setor de Monitoramento do Clima, Maria Conceição Souza, a chefe do Setor de Produção e Acompanhamento de Alertas, Carla Viana, os engenheiros ambientais, Gabriel Curvelo Leite e Milena Ferreira Lima Souza, e o chefe do Setor de Atendimento a Desastres, engenheiro José Roberto Casqueiro.

Disque 199
Em Caso de Emergência.
Redes
Fale Conosco

Mais informações ou solicitações de dados

Clique Aqui