Como parte da programação que marca a Semana Nacional de Redução de Desastres, foi inaugurado pela Codesal, nesta segunda-feira (14/10), o Sistema de Alerta e Alarme na rua Engenheiro Austricliano e que atenderá a comunidade da Baixa do Cacau (São Caetano).

"A unidade passa a integrar a rede do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec) que monitora os sistemas meteorológicos, os índices hidrológicos e pluviométricos e acompanha os Sistemas de Alerta e Alarme Sonoro com o intuito de atuar preventivamente no município", afirma o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

A escolha do local para a instalação do sistema foi feita a partir de indicação da equipe da Subcoordenação de Áreas de Riscos que realizou o mapeamento daquela área. Segundo a subcoordenadora do setor, Rita Moraes, trata-se de uma região de alto risco e a colocação das sirenes vai contribuir para mitigar prováveis riscos".

SUPORTE PREVENTIVO

O subcoordenador do Cemadec e meteorologista da Codesal, Ricardo Rodrigues, explica que o sistema de alerta e alarme tem como objetivo acompanhar e avaliar a evolução dos fenômenos climáticos extremos relacionados as chuvas que oferecem riscos e alertar a população sobre as situações de riscos iminentes.

Para dar suporte a esses trabalhos, são mapeadas e monitoradas as áreas de risco com a elaboração de mapas de ocupação, evacuação e diagnóstico, que irão subsidiar a tomada de decisões, principalmente, nos casos de eventos extremos de chuvas.

"Nosso objetivo na Codesal é minimizar acidentes provocados pelas chuvas e consequentes perdas de vida", afirma a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais.

HISTÓRICO

Em 2017, foram instaladas 08 sirenes que fazem parte do Sistema de Alerta e Alarme, em sete áreas de risco de Salvador: Alto da Terezinha - Mamede I e II (2 sirenes), Bom Juá (1 sirene), Calabetão (1 sirene), Capelinha - Vila Picasso (1 sirene), Liberdade - Pedro Ferrão (1 sirene), Lobato - Voluntários da Pátria (1 sirene) e São Marcos - Baixa de Santa Rita (1 sirene).

Este ano, a Codesal colocou em funcionamento 03 novos sistemas de alerta e alarme, atendendo as localidades de: Castelo Branco – Moscou (1 sirene) , São Caetano – Baixa do Cacau (1 sirene), Sete de Abril - Bosque Real (1 sirene), perfazendo um total de 11 (onze) sirenes.